Todo mundo está atrás de queimar o excesso de gordura corporal, principalmente as localizadas no abdomem. Mas o mais fácil a fazer é evitar que esses desformes lipídios habitem o seu corpo. Existem algumas considerações básicas que podem te ajudar tanto na queima, quanto a ficar longe dos depósitos de gordura corpórea. Nesse artigo vamos falar sobre 10 dicas que você deve incorporar no seu dia a dia para ficar longe dos lipídios. Ai vai:
1- Limite os Intervalos entre as Séries do seu Treino
Não gaste seu tempo, entre as suas séries, batendo papo. Mesmo que a companhia seja boa. Para o seu treino queimar mais calorias você precisa limitar o intervalo em 30-45 segundos. Estudos recentes mostraram que intervalos de 30 segundos aumentam a queima calórica em 50%, em comparação com os intervalos de 1 minuto para mais. Mesmo que você tenha que diminuir o peso nas últimas séries, se o objetivo é queimar gordura e acelerar o metabolismo com 30 seg. de intervalo você chega lá.
2- Aumente a Intensidade
Outra coisa que ajuda bastante na queima e prevenção da gordura é aumentar a intensidade. Existem várias técnicas para isso, a mais usada é a supersérie, ou bisets que te obrigam a fazer dois ou mais exercícios de forma seqüencial e sem descanso. Outra coisa que você pode fazer é colocar os seus exercícios abdominais no intervalo das suas séries. Existem outras técnicas para aumentar a intensidade do seu treino, falaremos delas em um artigo a parte para detalharmos melhor.
3- Troque SEMPRE de Treino
Seu corpo é muito mais esperto do que você pensa. Ele tem uma incrível capacidade de se adaptar a qualquer situação a que é esposto. Com os exercícios não é diferente. Estudos mostram que 4 semanas são o suficiente para o seu corpo se adaptar a uma rotina de treino, ou seja, depois que 4 semanas, se você não aumentar o peso e/ou mudar o treino, você vai parar de ter resultados. Aumente os pesos, diminua o descanso entre séries, mude os exercícios, faça supersets. Só não se acomode. Mantendo seu corpo sempre estimulado seus ganhos serão maiores, tanto na queima de gordura quanto na prevenção.
4- Descanse
É estranho falar de descanso quando o objetivo é queimar gordura, concordo. Porém o que pouca gente sabe é que quanto mais massa muscular você tem, mais calorias você queima. E como o descanso é fundamental para que os músculos se recuperem e cresçam, é melhor você começar a dar mais atenção as suas noites de sono.
5- Aeróbios Depois da Musculação
Fazer cárdio após o treino ajuda a queimar mais calorias. Um estudo descobriu que fazer exercícios aeróbios após 30 minutos musculação aumentou a taxa metabólica em 20% pelos 2 dias seguintes ao treino. Um homem de aproximadamente 75kg queimaria 400 calorias a mais, por dia, usando esse protocólo.
6- Abdominais para Queimar Gordura
Se seu objetivo é perder a gordura localizada na cintura, melhor tirar peso do seu treino de abdominal e aumentar as repetições. Se usar pesos, use um que te deixe fazer no mínimo 20 repetições com um intervalo menor que 60 segundo. Mude o número de repetições e os exercícios para ter mais resultados. Super-séries também são bem vindas.
7- Mais PESO, Menos Gordura
Aumentar a carga em mais ou menos 10% nos seus treinos e fazer de 6 a 8 repetições vão dar um choque no seu metabolismo. Essa simples mudança pode ajudar a queimar até 600 calorias a mais nos dois dias após o treino.
8- Treinamento em Ciclo
Tente dividir o seu treinamento em etapas. Dividi-lo em fases como, força, hipertrofia e definição vai te ajudar a ter um melhor resultado global. Afinal quanto mais força, mais músculos e quanto mais músculos, maior a queima gordura.
9- Exercícios Compostos
Monte seu treino sempre com exercícios de movimentos multi-articulares como base. Sulpino, agachamento, barra-fixa, levantamento terra vão recrutar muito mais músculos e consequentemente queimar mais gordura. Movimentos isolados e exercícios mais simples como, mesa romana, tríceps pulley, rosca concentrada, etc devem ser a menor parte da sua rotina de treino.
10- Diário de Treino
Mantena um diário de treino. Sério. É mais importante do que você imagina. Anote tudo o que você faz no ginásio, se possível jogue tudo no computador e faça gráficos dos seus progressos. Com esses dados você vai poder medir a sua capacidade de evolução e com isso definir novas metas e tentar cada vez mais ir além do seu limite.
Bons Treinos!